domingo, 27 de janeiro de 2013

INOVAR PARA (TRANS)FORMAR


                Em  um tempo remoto, distante, mas não tão longínquo assim, as crianças iam para a escola, motivadas, ávidas pelo conhecimento, desejosas de aprender, interessadas pelo saber. A escola era o espaço mais apropriado e quiçá, o único  que lhes proporcionava o desvendar de um mundo repleto de mistérios e saberes que somente ela, a escola seria capaz de mostrar.

                A acessibilidade ao saber era oferecida pelos professores aos alunos de uma forma simples, auxiliada pelos parcos recursos: quadro, giz e mimeógrafo, não sem esquecer do próprio saber detido pelo mestre que o repassava aos alunos através da aula expositiva. Os alunos aprendiam? Arrisco uma resposta, sim, pois basta reportarmo-nos ao tempo e vermos por nós mesmos, como os conhecimentos básicos adquiridos se consolidaram e serviram para que pudéssemos agregá-los aos novos e assim dar seguimento ao infindável processo do conhecimento.

                   E hoje, como andam as nossas escolas? Aquelas em que as nossas crianças e jovens, a geração z ( que possui um domínio acima da média da tecnologia) frequentam? Como estão equipadas para receber esta geração e como os professores lidam com todo este aparato tecnológico?

                     Com certeza, aquela motivação escolar percebida nos alunos do passado não é a mesma dos alunos de hoje. Estes vivem um tempo cada vez mais mergulhados no mundo tecnológico onde o computador , smartphone, tablets, celulares e as navegações pelas redes sociais tornaram-se indispensáveis ao lazer, ao estudo, à pesquisa, à comunicação, ao relacionamento e por que não dizer à sobrevivência?

                        Estas gerações que nasceram na era tecnológica, não estão mais encontrando na escola,  como as gerações anteriores, aquele ambiente motivador e construtor do saber, pois para eles o dinamismo e o imediatismo são a regra.

                         As escolas precisam, senão logo, gradativamente ir inovando seus recursos instrucionais, buscando equipar seu espaço com novas tecnologias e oportunizar aos educadores formação continuada para que possam manusear e operar com excelência esses novos equipamentos.

                            O grande  desafio, hoje, é desenvolver novas competências utilizando as novas tecnologias ou então fazer melhor uso  dos equipamentos que já existem nas instituições, pois de nada servirá ter um laboratório bem equipado se não for adequadamente utilizado  para a melhoria da qualidade de ensino.

                              Nossas escolas precisam ser atraentes frente a esse novo momento; gestores, professores, funcionários precisam aprender a aprender para enfrentar os desafios que a era tecnológica exige. Não basta apenas equipar é necessário o interesse em quebrar paradigmas e agir de forma a usar as ferramentas com eficiência de acordo com as exigências do novo século. E isto é uma verdade incontestável, é realidade, temos que correr atrás objetivando um ensinoaprendizagem mais eficaz, moderno e motivador, caso contrário qualquer ação será obsoleta e sem significado.

                                 As escolas precisam, no mínimo, dispor dos recursos que o aluno tem em casa para poder competir igualitariamente e assim transformar a informação que o estudante  trás em conhecimento científico.                               

                              Mudanças de paradigmas devem acontecer para que nossos educandos voltem-se para a escola com um novo olhar e percebam que a educação acadêmica é a que lhes confere o saber sistemático e legitima a continuidade dos estudos e o exercício de uma profissão, portanto esta deve ser a principal motivação que somada à novas ferramentas darão suporte para tornarem-se cidadãos do futuro.
                                                                                  Cláudia Tesser - Professora

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

NATAL!!!

            Como conclusão dos estudos sobre Modernismo Brasileiro e Tarsila do Amaral, na disciplina de Artes,  os alunos das turmas 72 e 51, sob orientação da professora Nara Zini, produziram os cartões de Natal da Escola.

            Queremos que esta imagem e mensagem venha lhes trazer um FELIZ NATAL e ANO NOVO repleto de ralizações!!!!
                     
 A arte é feita de sensibilidade. A
vida de ciclos.
Alguns curtos, outros longos.
E quando se chega ao final do ano,
toda comemoração
é bem-vinda.
Comemore conosco!
A arte, a sensibilidade, a vida, a
felicidade, a prosperidade e a Paz!!
Feliz Natal e um
Ano Novo cheio de glórias.
Releituras Abaporu de Tarsila do Amaral - 1928 - Modernismo Brasileiro
 

Maxi Colar


Após estudar os designers de joias mais destacados do Brasil e assistir tutoriais de Maxi Colares, os alunos das oitavas séries da Escola, sob orientação da Professora Nara Zini, na disciplina de Artes, criaram projetos para confeccionar Maxi colares.

Na sequência os alunos pesquisaram o  preço das peças no comércio e produziram seus Maxi colares.

Vejam o resultado! Peças maravilhosas!!!!














quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pensando em Sustentabilidade

Pensando em Sustentabilidade

            Sustentabilidade é usufruir o que se tem sem prejudicar as gerações futuras, utilizando somente o necessário, promover o melhor tanto para as pessoas assim como  o meio ambiente. A sustentabilidade se apóia em três pilares: ambiental, econômica e social.
            Tendo em vista a preocupação com a preservação do meio ambiente, os alunos da turma 61, orientados pela professora Cláudia Simões Brum, na disciplina de geografia desenvolveram um projeto sobre sustentabilidade.
            Durante os trabalhos desenvolvidos os alunos realizaram pesquisas sobre o assunto e construíram seus próprios projetos para diminuir o impacto ambiental. Conhecer na prática como proteger o meio ambiente é sensibilizar, mudar a concepção e o comportamento em relação ao que  cada um pode fazer pela natureza.
            Parabéns aos alunos que se empenharam no projeto!






segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Um Gesto de Carinho

Um Gesto de Carinho
Os alunos da 6ª. Série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr João Carlos Machado sob orientação da Professora Fátima Dalla Corte grossi estiveram visitando no mês de novembro a casa de passagem de Sarandi.
A ação veio ao encontro dos assuntos trabalhados nas aulas de Ensino religioso dentre eles a solidariedade, partilha e amor ao próximo.
Como culminância do projeto os alunos realizaram a campanha da “Bolachinha Doce”para doarem às crianças que se encontram na casa de passagem.
            Na oportunidade conheceram a casa bem como, o trabalho que é realizado.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dia das Bruxas e Gincana Matemática

          O dia das Bruxas ou Halooween é um evento cultural que ocorre basicamente nos Estados Unidos, comemorado no dia 31 de outubro.
          Os alunos das turmas do 5º ano A e B, lembraram este dia com uma festa a fantasia.











           Aconteceu também na Escola a gincana Matemática com os alunos das turmas do 5º ano A e B coordenados pelas professoras regentes Lisiane Colett e Denise Magro, respectivamente. Os conteúdos envolvidos foram os conceitos estudados durante o ano.                                                     
         O resultado final foi o empate entre as duas turmas, onde todos saíram vencedores uma vez que participaram e construíram conhecimento.




segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Maquetes e Petipoá

          Os alunos do 3º ano A da professora Leonice C.C. Bortolini, orientados pelos alunos Aline , Augusto, Bruna e Émerson do 1º ano politécnico da Escola Est.Ens.Médio Dr Aldo Conte, participam de importantes projetos.
          Um desses projetos é a confecção de maquetes representando pontos importantes do nosso município.

          Outro projeto realizado pelos alunos do 3º ano A foi a releitura da obra Petipoá da escritora Léia Cassol.

Petipoá
De um pedaço de linha
Virei ponto, babado e bolinha
Agora sou a Petipoá
Uma graciosa joaninha.

Sou muito divertida
E com muita energia
Cor, música e poesia
Na minha casa é só alegria.

Minha vida parece um sonho
Estrelinha, pirueta e correria
Um belo dia descobri
Que minhas bolinhas, são
para guardar coisinhas.

E você?
Quer também fazer descobertas?
Leia as histórias de Léia
E descubra novas idéias.
                     (Alunos 3º ano A )