segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Árvore da Vida


          Os alunos da 8ª série orientados pela professora Maria Fátima Grossi realizaram na disciplina de Ensino Religioso uma atividade cujo objetivo foi sentir-se um ser único, com individualidades, mas inserido em um contexto social.
          A atividade levou os alunos a refletir: de onde vem o mel que dá sabor a minha vida, numa transposição da Parábola do Andarilho para sua vida.
         Enquanto refletiam confeccionaram a sua árvore.
          Complementando o trabalho anterior os alunos trouxeram um galho de árvore seco e refletiram sobre: por que as árvores secam?
          Confeccionaram “folhas” simbolizando os aspectos negativos que podem prejudicar o desenvolvimento de uma árvore fazendo uma analogia com a vida do ser humano.
          Finalizando o trabalho foi assentido que podemos ser uma árvore diferente com vários ramos: da Paz, da compreensão, do amor.

           Muitas culturas e tradições religiosas do mundo inteiro usam símbolos das frutas para celebrar a ligação entre a família e a pessoa que nasce. Isso simboliza que cada ser humano é como uma árvore que aprofunda as raízes no solo dos familiares, amigos e antepassados.
          Os alunos refletiram sobre o modo como a família o está ajudando a aprofundar raízes e cultivar a árvore que são, compartilhando e degustando as frutas trazidas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário